Minha história

Mirela Carla Ribeiro esse é o meu nome de registro, mas nessa página decidi honrar a minha ancestralidade feminina mais próxima utilizando o sobrenome de solteira da minha mãe, que sempre me inspirou e ainda é referência para mim em todos os âmbitos da minha vida desde a alimentação que sempre foi saudável, aproveitando o alimento inteiro e sempre consciente em relação a evitar o desperdício dos recursos naturais que precisamos para viver, seja o alimento, seja a água ou a energia elétrica. No contexto dessa época, era muito mais visando uma economia de recursos financeiros do que necessariamente de uma consciência ambiental pelo que me recordo, mas isso sempre existiu em mim devido a essa educação que recebi desde a infância, onde se comia fruta do pé do quintal de casa ou dos vizinhos, sempre eram as frutas da estação também. 


Também cresci com influências de outras mulheres sábias como minha avó materna que apesar de não ter tido o ofício de raizeira ou erveira sempre foi muito conhecedora das plantas e as seus usos como remédios e promotores da saúde. Ela assim como a minha mãe, sempre foi cozinheira de mão cheia e com certeza inspiraram a minha paixão pela cozinha.


Por outro lado, a minha avó paterna que era uma benzedeira e rezadeira, sempre me inspirou a ter um olhar para os mistérios da vida e das atenção para os dons de cura, isso talvez tenha me tornado uma pessoa tão questionadora sobre as questões sagradas e espirituais. 


Em todo esse contexto vivi a vida todas buscando um propósito maior para a minha vida, e ando descobrindo que o verdadeiro propósito da alma é dar atenção para as coisas mais simples, como nutrir bem o corpo e o espírito, por meio de experiências que a vida humana na Terra nos possibilita. Então tenho há algum tempo me dedicado a descobrir como fazer isso da melhor forma possível e entre viagens de aprendizados e estudos, tenho me dedicado a aprender, algo que sempre me motiva. Trabalhei por quase 13 anos em uma instituição financeira, função que não me parecia estar de acordo com o que eu buscava para a minha vida, mas que com certeza me trouxe muitos aprendizados. 


Antes de tomar a decisão definitiva de sair desse trabalho, comecei a me preparar, estudando o que acreditei que precisava para poder seguir um outro caminho profissional. Mas como uma pessoa que tem tanto libra no mapa astral, focar em apenas uma coisa é um grande desafio, então não me limitei e acabei buscando todos esses anseios. Mas comecei pelo que me parecia mais óbvio, estudar gastronomia, mas como era uma escola convencional, durante todo o curso e ainda depois de formar, estudei de várias formas sobre alimentação baseadas em plantas, slow food, plantas alimentícias não convencionais (que acabou sendo o tema do meu trabalho de conclusão do curso de gastronomia), até chegar na alimentação viva e no aprofundamento do estudo de alimentação ayurvédica quando fui pra Índia fazer um curso avançado de alimentação nos fundamentos do ayurveda.


Também busquei conhecer um pouco mais sobre agrofloresta, método de cultivo de alimentos que pra mim, desde o momento que descobri que existia, me pareceu ser a maior coerência na produção de alimentos em uma relação sustentável para o planeta, trazendo soberania alimentar e podendo também melhorar a qualidade de vida do produtor.


Ainda associei esses estudos com as terapias holísticas, com formação em Reiki e Thetahealing. 


Ainda outro tema que faz parte de mim e que veio da criação com orientações mais feministas (mesmo vivendo em uma sociedade machista), também venho estudando e vivenciando experiências de Sagrado Feminino, Ginecologia Natural e conhecimentos ancestrais dos saberes femininos compartilhados entre homens e mulheres, entendendo que o feminino e o masculino existe em todos nós. 


Por tudo isso busco desenvolver o meu trabalho abrangendo todas essas áreas que vejo como sincrônicas e complementares, lembrando o lugar sagrado que existe na relação com a comida, com o corpo e com os anseios da alma. Surgiu esse nome que pra mim consegue abranger todos esses temas: Mirela da Mata, sou eu com todas as minhas histórias, vivências, aprendizados e experiências,  com uma vontade imensa de compartilhar e aprender com todas(os) aquelas(es) que se interessam por algum ou mais desses assuntos.

Copyright Text and Footer Links

>